Os pais podem ser determinantes para estimular seus filhos à água (Foto: Bruno Batista/Maresias)
São bem comuns casos de crianças com medo de água. O fato de entrar em uma piscina ou mar pode apavorá-las e isso pode acabar arruinando as viagens em família. Mas não pense que esta fobia será definitiva em seu filho. É possível familiarizá-lo e facilitar sua adaptação ao meio aquático.
Existem alguns segredos para ajudar os pequenos ambientar-se, perder o medo e ter coragem de ir até a água. Se você também tem um filho que morre de medo da piscina ou do mar, siga nossas dicas e conselhos básicos para tentar virar este jogo.
Estimule seu filho nos pequenos passos
Use aquelas piscinas de 1000 litros para ajudar o seu pequeno na familiarização do meio aquático. Por ser menor e rasa, estes acessórios podem deixa-lo mais tranquilo e assim, ele pode tentar descobrir os seus limites. Mas cuidado, não deixe-o sozinho, obviamente. Sempre fique acompanhado dele para ver como ele se acostuma com a situação.
Seguindo para um passo maior
Após acostumar o seu pequeno nos “primeiros passos aquáticos”, leve-o para a fase seguinte: o mar. Eu sei que muitas crianças reclamam e tem receio sobre o mar, mas insista! Por mais que seja trabalhoso, uma hora o filhotão vai ceder por confiar em você.
Ofereça confiança ao seu pequeno
A confiança, aliás, é essencial no começo para que o seu pequeno vá se acostumando a água. Quando entrar com ele no mar e você disser que vai segurá-lo durante todo o processo, segure ele por todo processo! Com o tempo, você pode ir soltando-o aos poucos, porém, avise-o!! Uma surpresa para a criança neste momento pode assustá-la ainda mais e assim, faze-la desistir de tentar perder o medo.
Encoraje-o!
A criançada adora passar pela aprovação dos pais. O tempo todos eles buscam a nossa atenção para mostrar as coisas que sabem fazer. Então, nada melhor que se aproveitar disso para fazê-lo perder o medo da água! Encoraje-o! Seja o maior torcedor do seu pequeno e desafie ele para pequenas conquistas, deixe claro que vai te deixar orgulhoso da situação! Isso pode ser um grande combustível para ele se superar.
Se persistirem os sintomas...
Se nada do que você tentou, resolver, peça ajuda! Não tenha vergonha de contratar um professor de natação ou até mesmo um psicólogo. As vezes o professor, apenas por ter uma didática melhor, consegue extrair o máximo do pequeno e dar mais confiança para ele aprender o que fazer na água. Já se você acha que o problema dele é psicológico, apenas um especialista entrando à fundo em sua cabeça, pode descobrir como resolver este impasse.
Não desista! Conseguindo fazer o seu pequeno perder o medo da água, você poderá visitar as praias que o Litoral Norte de São Paulo oferece. Aqui, além do mar ter uma água limpa para o nado, a bela paisagem e a natureza exuberante deixam o local completo para deixar a sua viagem em família do jeito que você sempre sonhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário